Dicas

Apartamentos compactos: como decorar?

Publicado em

Fonte: Site Google

Fonte da imagem: Site Google

Hoje em dia os apartamentos estão cada vez mais compactos, conseqüentemente estão mais difíceis de decorar. Se esse for o seu caso, não desanime, saiba que é possível decorar com pequenos truques, dá ao ambiente um aspecto de amplitude, organizar o espaço de maneira funcional e com muito conforto!

Arquitetos listaram os erros mais comuns praticados quando se trata de apartamentos compactos, e dão dicas de como driblar a falta de espaço sem abrir mão do conforto e do charme…

1. Exagerar na quantidade de objetos

Eleja sempre peças que representem sua personalidade e estilo. Uma grande quantidade de itens pode não pesar no ambiente, mas desde que sejam leves, com cores neutras ou feitas de vidro. Apostar em espelhos será uma ótima aposta, mas é preciso que o espelho seja inteiro, não adianta colocar um monte de quadros com espelhos, pois só criarão confusão visual.

2. Não apostar em móveis funcionais

Ocupar menos espaço sem perder a praticidade e o aconchego é a proposta para decorar ambientes compactos. E, pra isso, os móveis que têm duas ou mais funções são uma boa pedida. E por mais que goste de uma mesa de centro, ela não é uma boa pedida, principalmente se atrapalhar na circulação do ambiente, alguém pode esbarrar nela e causar um acidente.

3. Usar diferentes pisos

Muitos tipos de piso pesam no ambiente, além de dá aquela sensação de ambientes recortados, deixando o ambiente ainda menor. Um mesmo piso dá mais amplitude, sem delimitação de espaço.

4. Não investir em ambientes integrados

Se a estrutura permitir, integre os ambientes! A eliminação de paredes otimiza o espaço e da uma amplitude visual.

5. Cores escuras

Cores claras sempre serão grandes aliadas para ambientes compactos, pois ajudam a dá aquela sensação de amplitude. Em contrapartida, os tons escuros causam um efeito indesejado: aspecto de ambiente ainda menor. Isso não significa que sua casa terá que ser algo monocromático, sem elementos de destaque.

6. Por mais que você sonhe com aquele sofá enorme, não adianta tentar colocá-lo em um ambiente compacto, porque vai atrapalhar a circulação e pode nem caber. Meça o espaço antes de comprar qualquer móvel, seja realista, e aposte em móveis planejados.

 

Mais dicas