Dicas

Casa nova, papelada nova!

Publicado em

organizar

Na mudança e no processo de compra ou aluguel de um imóvel, uma pessoa se depara com milhares de papéis acumulados na vida ou gerados no processo. Essa que você lê é a dica de como organizá-los.

Organizadoras profissionais são quase unanimes no primeiro passo: tire tudo do lugar. Jogue em uma caixa, um saco ou no chão tudo junto mesmo.  O segundo passo é o passo do sofrimento: hora de sentar com a papelada e decidir quem continua morando na sua casa. Separe os itens em três pilhas: uma dos que são necessários, outra dos que não são seus e outra dos que não são mais necessários. O que não é seu volta para onde estava ou para as mãos do dono, a Marie Kondo, referencia em organização profissional indica que organização é uma reação em cadeia, se você organizar o seu, os outros vão organizar o deles.

Terceiro passo: categorize. Divida os papéis nas categorias as quais pertencem. A categorização é uma coisa pessoal, cada um faz da forma que lhe parece mais orgânica e intuitiva. A Inara do blog Casinha Arrumada sugere as seguintes categorias:

Seguros – de carro, casa, vida, invalidez, médico.

Finanças – contas bancárias, contas de crédito, hipotecas, investimentos.

Propriedades – recibos relativos à casa (reformas, decoração, objetos de valor), manuais e recibos de equipamentos eletroeletrônicos, documentos de compra de automóveis e recibos de oficinas.

Impostos – recibos do ano em curso e outros documentos relativos a taxas em geral.

Registros médicos.

Registros veterinários.

Quarto passo: encontre o sistema que funciona pra você. Dar a cada categoria uma pasta, dar a cada categoria uma folha em uma pasta, dar a cada categoria um arquivo ou uma caixa. Dar a cada uma, uma cor, uma letra ou um número ou um apelido engraçado como “leão” para a pasta de impostos ou o nome do seu bichinho para a pasta de registros veterinários. Passo cinco: sim, a beleza de viver em um ambiente organizado.

Fonte:

http://www.casinhaarrumada.com/2015/04/como-organizar-a-papelada-em-5-etapas-contas-e-documentos.html

http://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/claudia/dicas-para-organizar-livros-e-papeis

Mais dicas