Dicas

Dicas de Decoração para o primeiro Imóvel

Publicado em

Qualquer pessoa deseja comprar o seu primeiro imóvel, porem, após a compra, sempre surge àquela velha pergunta: Como decorar? É como estar de frente a uma tela em branco e prestes a começar uma pintura que ficará ali por muitos e muitos anos.

A designer de interiores Rosangela Pimenta, da empresa Estilo Próprio, dá uma dica que considera primordial: os móveis devem ser proporcionais ao ambiente. Não adianta comprar coisas que atravanquem o espaço. Além disso, nem sempre o mais barato é a melhor escolha. “Mesmo com pouco dinheiro, invista em peças um pouco mais caras, porém, de qualidade, pois duram mais”, explica a também designer de interiores Alessandra Voitena.

Na cozinha, temos móveis primordiais, como geladeira e fogão. A designer Alessandra, sugere comprar um eletrodoméstico de cor vibrante, usar algumas pastilhas coloridas na parede ou até mesmo colocar um adesivo no refrigerador. Já os armários para guardar a louca e talheres, devem ser funcionais e não ocupar muito espaço; recomenda Rosangela.

Outro cômodo com pecas essenciais é o quarto. Armário e cama são básicos. A arquiteta Marcy Ricciardi lembra que o principal, nesse ambiente, é o conforto. Por isso, aqui também vale a regra da proporcionalidade entre móveis e o resto do ambiente. “O espaço de circulação ideal é de 50 centímetros a partir das laterais da cama”, diz Alessandra. Portanto, meça as dimensões do cômodo antes de comprar uma cama grande. O criado-mudo pode ser dispensado – outros objetos cumprem esse papel. “Até mesmo malas antigas podem ser usadas como essa peça tão importante num quarto”, diz Alessandra.

Cartao de visita do imóvel, a sala deve receber uma atenção especial. Os moveis devem combinar entre si. Marcy sugere que se usem espelhos na parede, pois eles dão maior amplitude ao cômodo. Para o sofá, ela recomenda um bem fofo e confortável, se for apenas para home theater, ou um pouco mais firme, se também tiver função social – um assento muito mole fica ruim para receber visitantes. Alessandra indica usar predominantemente cores neutras, deixando as fortes para detalhes como objetos de decoração e almofadas. Adesivos na parede são, segundo ela, uma opção prática e barata para dar um toque especial à parede. Por fim, Rosangela dita outra regra fundamental não só para o primeiro apartamento, mas para qualquer imóvel: “O que define a decoração é o gosto do cliente”.

Mais dicas