Dicas

Dicas para financiar um imóvel.

Publicado em

Fonte da imagem: Site Google

Fonte imagem: Site Google

 

Dicas para financiar um imóvel.

 

A compra de um apartamento ou casa é na grande maioria das vezes, o maior investimento familiar durante uma vida inteira. Desta forma, um planejamento bem elaborado certamente evitará que se caia em armadilhas e permitirá que no longo prazo se consiga obter uma grande economia no valor total a ser pago durante o financiamento.
Existem alguns passos que são fundamentais antes de se comprar um imóvel, analise previamente o orçamento familiar para que se evitem apertos financeiros.

As instituições bancarias oferecem cartas de créditos, busque-a o quanto antes para que você não corra o risco de após muita peregrinação e finalmente encontrar o imóvel, receber a notícia de que o financiamento não pode ser feito por causa de renda, idade ou qualquer outra restrição. Nos casos de negociação de taxas de juros, a inadimplência pode ocasionar uma alta na taxa de juros mensal, a pontualidade do pagamento das prestações quase sempre é pré-requisito para a permissão de descontos nas taxas do financiamento.
Informar-se sobre o seu limite de crédito para ter uma noção realista da quantia total que você têm possibilidade de financiar. É importante também, pesquisar em diferentes bancos as melhores taxas e condições para evitar pagamento abusivo de taxas de juros durante o decorrer do financiamento.

Na fase de contratação de crédito imobiliário você irá se deparar com uma série de termos técnicos. Os mais comuns são o SAC ( Sistema de amortização constante), com parcelas decrescente e o PRICE com o sistema de parcelas fixas. O cálculo da parcela a ser paga a cada mês é formada à partir de dois valores: um deles, chamado de amortização(PRICE), é uma parte do montante total que foi emprestado e outro (SAC) vem dos juros que incidem sobre a sua dívida(saldo devedor). Atualmente a forma mais utilizada para financiamento imobiliário no Brasil é o SAC.

Buscar o imóvel com segurança também é imprescindível, escolher um corretor e uma imobiliária de segurança, que mostre a você apenas aquelas opções que se encaixam no seu perfil. Estes profissionais também estão cientes de como deve ser efetuada uma negociação segura e livre de riscos. No entanto, caso você tenha mais tempo para mudar-se e queira aproveitar melhores preços, como os de lançamentos, uma boa alternativa é comprar um imóvel em construção ou na planta. No entanto, para isso você deve conhecer bem a construtora e os imóveis que a mesma já construiu e entregou para que você não corra o risco de comprar e não receber ou ainda receber, mas com atraso.

Por fim, aconselha-se destinar 5% do valor do imóvel em sua conta para eventuais gastos com registro do imóvel e despesas de cartório. Quanto mais precauções você tomar, menor será o risco. Seguindo este roteiro certamente evitará que tenha surpresas na hora de adquirir o seu tão sonhado imóvel.

 

(fontes: Site Terra/ Blog Lopes)

 

Mais dicas