Dicas

Passo a passo da mudança descomplicada

Publicado em

MudançaTem gente que ate de ouvir a palavra mudança já sente dor de cabeça. Para evitar problemas e ter uma transição mais suave para o novo imóvel, siga este passo a passo da mudança. Algumas dicas são bem conhecidas e outras você nem imaginava. Calma, o estresse não vai com você.

1º Entre em contato com empresas e pessoas que costumam enviar correspondências e avise da mudança, ligue para os serviços (água, luz, telefone, etc.) e peça a troca de endereço de serviço, essas empresas podem demorar até duas semanas para ligar a casa nova e você não quer terminar a mudança suja e não poder tomar banho.

2º Embale os itens menos usados com antecedência para reduzir o trabalho no dia da mudança.

3º Limpe a casa nova, faxina completa do teto ao chão, sem os móveis vai ser muito mais fácil de limpar.

4º Organize a casa antiga. Doe ou faça um bazar entre os conhecidos das coisas que não vai mais precisar. Seja dura, se não usou no ultimo ano, provavelmente não precisa mais. Quando as caixas entrarem em casa, você vai querer ter espaço de movimentação, então deixe tudo em seus devidos lugares.

5º Junte o material:

- Caixas pequenas e médias (caixas grandes e cheias ficam muito pesadas e difíceis de passar por portas pequenas)

- Papel ou plástico de embrulhar

- Folhas e fitas ou etiquetas grandes

- Adesivos coloridos (opcional)

- Papel filme (é isso mesmo, aquele de cozinha)

- Sacos ou sacolas pequenas

- Caneta permanente

6º Monte o kit primeira noite com itens como: Lanches, abridor de latas e garrafas, água, itens de higiene pessoal, lençóis, itens descartáveis, lanterna, uma troca de roupa e toalha. Se você vai montar desmontar coisas, também não custa nada colocar ferramentas, fitas, tesoura, e um canivete ou faca boa à mão.

7º Junte o esquadrão da mudança: chame parentes e amigos para ajudar, explique o sistema e ofereça um lanche, claro.

8º Antes de sair, bote a mão nas caixas seguindo essas maravilhosas dicas.

- Tire as gavetas dos móveis, mas não tire os itens das gavetas. Embale-as com tudo dentro em uma sacola plástica ou com papel filme e facilite na hora de guardar tudo.

- Use toalhas, lençóis e panos de prato como separadores e embrulhadores. Diminui a quantidade de papel gasto e economiza espaço.

- Aloque parafusos, chaves, bijuterias e outros itens pequenos em saquinhos e coloque os saquinhos nas caixas junto com os itens grandes ou dentro das gavetas do próprio móvel.

- Fotografe tudo que desmontar e desinstalar. No nervoso da mudança não é hora de confiar na memória.

- Antes de fechar uma caixa, anote em papel ou etiqueta o que tem na caixa, a que cômodo pertence e qual a prioridade dela. Se tiver etiquetas coloridas, defina uma cor para cada cômodo e etiquete as caixas de acordo.

- Use o sistema ABC. A identifica caixas de alta prioridade, coisas que se usa no dia a dia como roupas, itens de higiene, livros e etc. B identifica as caixas de média prioridade, aquilo que vai fazer o dia a dia mais confortável como a decoração, os DVDs, e etc. e C os itens de baixa prioridade como a decoração de natal e itens de outra estação. Coloque a letra na etiqueta da caixa, não misture itens de prioridades diferentes.

- Enrole os móveis com plástico filme. Não é toda empresa que toma cuidado ao movimentá-los e isso vai ajudar a prevenir arranhões e danos.

9º No imóvel novo:

- Defina um cômodo vazio onde as pessoas da família poderão descansar sem olhar para caixas e onde guardar o kit sobrevivência e libere um banheiro para uso.

- A mobília deve entrar na casa antes das caixas e alocadas em seus respectivos cômodos. Vai ajudar na hora de guardar os pratos, se os armários já estiverem instalados.

- Defina um cômodo para alocar as caixas e a maior parte da bagunça. Organize um cômodo por vez se estiver só. Abra caixas na ordem, primeiro A, então B e só depois as C.

Fontes: http://sossolteiros.bol.uol.com.br/mudanca-organizada-25-dicas/

http://www.bolsademulher.com/casa/ideias-geniais-para-fazer-mudanca-alias-por-que-nao-pensamos-nisso-antes

http://www.comoarrumaracasa.com.br/como-fazer-uma-mudanca-organizada/

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/Organizacao/noticia/2013/05/sos-mudanca.html

Mais dicas