Dicas

Piso de cimento queimado

Publicado em

O cimento queimado não surgiu hoje – ele era muito usado no passado por famílias de baixa condição social como piso barato – mas atualmente ele está em todos os lugares e super em alta. O piso, feito com cimento, areia e água é lindo, combina com tudo, tem fácil aplicação, não usa rejunte e seu custo varia entre 15 e 25 reais por metro quadrado.

Essas vantagens todas, porém exigem cautela. Muitos profissionais vai afirmar que aplicam o piso de cimento queimado, no entanto poucos são os que o fazem bem. Vale a pena nessa hora, visitar obras antigas deste profissional para conhecer o trabalho dele porque o cimento queimado pode apresentar alguns problemas decorrentes da má aplicação.

Exemplo: é natural que este piso apresente pequenas variações de coloração e pequenas rachaduras. O bom profissional vai minimizar isso criando juntas de dilatação a cada 2m mais ou menos. As juntas são divisões rasas que fazem o piso parecer um porcelanato de peças grandes.

Na hora de decidir onde instalar é preciso observar que o piso é bastante liso, que gera um efeito de amplitude visual maravilhoso , porém fica escorregadio quando molhado, então atenção ao usar em banheiros e cozinhas. Para o clima quente do nordeste ele é uma excelente opção porque é frio, mas para quem não gosta de pisos frios o truque é utilizar tapetes felpudos que combinem com a decoração e que vão dar um contraste divertido ao ambiente.

E tem mais: o piso pode ter várias cores depende da finalização do processo de aplicação. O cimento é chamado queimado, pois, no final da aplicação, é distribuído um pó de cimento sobre toda a sua superfície, mas este pó pode ser de mármore, ou porcelanato ou vários outros materiais que mudam o aspecto final do piso.

Ele começou a figurar na decoração moderna como parte do estilo rústico, mas hoje pode aparecer em quase todos os tipos de decorações urbanas sem perder a graça e a beleza. Recentemente, o mesmo material tem sido usado em pias e bancadas, além de paredes, mostrando que versatilidade e beleza não precisam custar caro.

 

Fontes: http://casaeconstrucao.org/revestimentos/cimento-queimado/

Mais dicas